Sobre a Umaité

Como surgiu a ideia

O causo todo começou em 2019 no meio das conversas cheias de ideias que costumo ter com meu irmão. Tá vendo aí na foto ao lado? Essa sou eu, Ludmila e, esse, é o Henderson. Nós temos um gosto em comum: curiosidade sobre as pessoas, suas histórias, suas crenças e estilo de vida. Adoramos conhecer gente diferente...especialmente ele que sai pra comprar um pão e em 5 minutos tá sabendo toda a história de vida do padeiro..vai entender, né?! Enfim, além disso, também tinhamos uma vontade em comum: abrir um negócio juntos, só não sabíamos em qual área. Até que percebemos que deveríamos seguir o clichê da vida e unir o útil ao agradável!

E sabe que foi uma ideia maravilhosa?! Porque nós realmente acreditamos no significado do nosso trabalho, nessa troca de conhecimento e o tanto de valor agregado que tudo isso carrega.

Após a ideia tomar forma, procuramos um nome que remetesse a nossa origem: dois manauaras, filhos de uma paraense e um paraibano que se conheceram lá na Paris dos Trópicos. Nós queríamos homenagear a região que nascemos e nossa própria cultura de alguma forma, por isso, escolhemos uma palavra indígena: Umaité, que significa "ela(e) pensa" ou "ela(e) imagina".  A palavra é uma conjugação do verbo maité (pensar, imaginar) e é originária da língua geral amazônica, mais conhecida como Língua Nheengatu ou Tupi Moderno.

Sobre o conceito

Depois de muita conversa e enrolação, chegamos a esse conceito: a Umaité é uma marca que tem como propósito mostrar as peculiaridades do ser humano através da cultura dos povos.

Desde de que o mundo é mundo e o ser humano passou a desenvolver seus próprios costumes, surgiram inúmeras manifestações culturais, algumas mais conservadoras, outras mais liberais, algumas bem folclóricas, outras mais religiosas...tem de todos os tipos e gostos! E é fascinante observar o misto de criatividade, singularidade e até semelhança entre elas. Na verdade, as pessoas sentem a necessidade de viver em comunidade, por uma questão de autopreservação e segurança, mas a convivência exige uma certa organização. Por isso, normalmente, uma cultura representa um determinado grupo, com crenças e hábitos que são repassados através das gerações e que, com o decorrer tempo, passa por transformações e influências externas. De qualquer forma, esses costumes funcionam como um elo que aproxima e mantêm unidos os seus integrantes. Essa cultura que existe no meio pode até influenciar as nossas deicões e modo como vivemos, mas não nos define, necessariamente.  

Entenda, na Umaité, vamos falar sobre cultura de um modo geral por ser mais simples, mas não significa que não valorizamos ou enxergamos a cultura de modo individual...pelo contrário!

Por acaso, você já parou para pensar em como existe gente diferente no mundo? Cada indivíduo se adequou aos costumes que lhe foram passados e trilhou o seu próprio caminho, enquanto alguns os mantiveram intactos desde o seu nascimento, carregando todo um histórico familiar, outros acabaram se tornando uma miscelânea de diversas culturas ao longo da vida. Ou seja, cada um tem a sua própria cultura e independente de como funcione, ela representa a sua identidade, os seus valores e seu estilo de vida. É a forma como você compreende o que acontece ao seu redor e como irá reagir a tudo isso. Você não é uma coisa só, generalizada e sem pensamento próprio, existe um universo de conhecimento/memórias/sentimentos dentro de você que vêm se moldando ao longo da sua vida. No fim, mesmo que existam regras ou padrões no meio em que vivem, muitos buscam viver da maneira que consideram melhor. E essa diversidade cultural é incrível! O mundo não teria graça se nós fôssemos todos iguais, não é mesmo?

A nossa forma de expressão

Por hora, vamos manifestar o nosso trabalho através da moda, uma coleção de camisetas para cada povo e uma história para cada estampa. Mas como uma cultura é algo muito abrangente, vamos focar em histórias, mitos e lendas para cada coleção. As outras temáticas da cultura em questão serão trabalhadas de outras formas mais a frente, vai ser difícil falar de tudo, na verdade, não tem como (haha), mas vamos tentar compartilhar o máximo possível. A primeira será baseda na Cultura Nórdica, que é a representação da identidade dos povos da região da Escandinávia. Deve estar se perguntando por que essa cultura agora...ah, você não acha nem um pouco fascinante? Nós adoramos os contos e queremos dividir o que aprendemos com você. E, por outro lado, também foi uma escolha estratégica, uma vez que a mitologia nórdica tem estado em muito evidência ultimamente. E, sim, poderíamos ter começado pela nossa própria cultura, algo sobre as tribos indígenas lá da região norte, seria bonito, no entanto, resolvemos deixar para um momento mais especial (ou com maior visibilidade). Como costumam dizer por aí, nos acompanhem e aguardem as cenas dos próximos capítulos!

E, então?! Conseguimos atiçar a sua curiosidade?

Se você se identificou e pretende fazer parte disso conosco: seja muito bem vindo à nossa comunidade!

Nós esperamos sinceramente que você aproveite bastante essa experiência!!

 

MISSÃO

Buscamos compartilhar a cultura, as histórias e os valores dos povos e promover o respeito às diferenças para aproximar as pessoas.

 

VISÃO

Ser uma marca referência em termos de estilo de vida para aqueles que valorizam a troca de conhecimento e cultura.

 

VALORES

  1. Respeito à cultura dos povos
  2. Conhecimento para todos
  3. Criatividade para contar uma história
  4. Integração entre as pessoas
  5. Diversidade e o seu valor
  6. Significado para a sua experiência
  7. Ética e transparência com nossos clientes 
Sobre a loja

Quer conhecer outras culturas e ouvir boas histórias? A Umaité está aqui para isso: compartilhar o mundo com você!

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos

HENDERSON ASSUNCAO DE LIMA 78735106204 - CNPJ: 35.389.720/0001-75 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail